O amor é cego mesmo!

16:35 Dulce Miller 6 Comments

Amor desativa o senso crítico do cérebro:
Dito popular antecede a ciência quando diz que o sentimento é cego!

O ditado popular "o amor é cego" é defendido com unhas e dentes quando o assunto é relacionamento. No entanto, estudos recentes comprovam que essa idéia vai muito além de um ditado popular. É o que explica o neurologista André Palmini, da Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), quando o assunto é o efeito do amor no cérebro. Quando a pessoa está apaixonada por alguém, seu cérebro desativa estruturas responsáveis pelo julgamento crítico e por nos manter alerta contra ameaças do ambiente , explica o especialista.

Os estudos ainda confirmam que os mecanismos cerebrais que identificam as atitudes dos outros de forma crítica são desativados. Dessa forma o apaixonado dificilmente consegue ver os defeitos e desconfiar da pessoa amada , afirma o neurologista.

Hoje em dia, a Ciência dedica-se a entender o que motiva a mudança nas sinapses neuronais com o passar do tempo e o avanço da relação. Com a consolidação do sentimento, a pessoa passa a ver a outra pessoa amada de maneira muito parecida com a que vê as outras pessoas. O grande segredo da neurociência é porque as pessoas continuam juntas, mesmo com as mudanças no comportamento cerebral , afirma o especialista.


Fotos de René Magritte, um pintor surrealista e filósofo. 
Uma de suas obras mais conhececidas está ‘The Lovers’ de 1928.

"...O amor é capaz de converter as coisas mais baixas e vis, sem qualquer valor, em coisas dignas e elevadas. O amor não vê com os olhos, mas sim com a alma, e por isso pintaram cego o alado Cupido. Nem o Amor revelou alguma vez discernimento. Cego e alado é emblema da sua imprudente impetuosidade: diz-se que o amor é como uma criança, porque na sua escolha erra frequentemente. Tal como os rapazes traquinas que a brincar negam as suas faltas, assim mente o Amor...." [Shakespeare]

Fonte do texto: Minha vida

6 comentários:

  1. O amor é cego, surdo e mudo!!! :)
    Adorei o texto!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto....mas sou ainda daquele ditado..."se o amor é cego o negócio é apalpar"...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. To com a bel... se o amor eh cego vamos é apalpar... :)

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Querida Du.

    Os cientistas só comprovaram o que muitos de nós já sabíamos há muito tempo...
    Eu que o diga - rsrs.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo09:34

    Pior é quando se começa a enxergar. O choque de realidade não é nada agradável.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo08:35

    Bom dia!!O amor realmente é cego adorei o texto,já estou te seguindo beijos.

    ResponderExcluir