Quem passa o HIV pode ir preso?

08:31 Dulce Miller 17 Comments


Soubemos através da imprensa internacional que uma cantora pop muito famosa havia transmitido propositalmente o vírus HIV para três parceiros com que manteve relação. A notícia caiu como uma bomba, não somente por se tratar da cantora pop Nadja Benaissa, vocalista do grupo feminino alemão No Angels, mas pela frieza que um ser humano pode chegar tendo uma atitude destas.

A cantora, de 26 anos, foi presa por infectar um homem com o vírus da Aids, após manter relações sexuais com ele sem adverti-lo do perigo. O jornal inglês "Telegraph" fala que pelo menos três homens podem ter se relacionado com a cantora sem o uso do preservativo. Talvez pela importância da cantora no mundo musical o fato tenha se tornado mais visado pela imprensa.
O No Angels, criado em 2000 e formado por quatro cantoras. Teve altos e baixos em sua carreira e surgiu como uma espécie de versão alemã das Spice Girls. Em 2003, o grupo se separou e dois anos depois, após várias tentativas de Nadja alcançar o sucesso em carreira solo, elas se reuniram. Em 2008, representaram a Alemanha no Festival Eurovision, onde ficaram em último lugar.

De qualquer forma, vale salientar que sendo uma estrela internacional ou não, tal fato de transmitir o HIV de forma consciente é crime e dá cadeia sim, inclusive previsto em Lei no Brasil. O Art. 130 do Código Penal prevê: “- Expor alguém, por meio de relações sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está contaminado: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa. Se é intenção do agente transmitir a moléstia: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.”

A pena é aumentada de um sexto a um terço se a exposição da vida ou da saúde de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestação de serviços em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. No caso da cantora Nadja Benaissa, se declarada culpada e condenada, pode pegar de seis meses a dez anos de prisão. Isso nas leis dos EUA. Aqui no Brasil, muitos fatos como este infelizmente tem se tornado comum mas a lei não vem sendo aplicada.

O aumento da quantidade de mulheres contaminadas pelo vírus HIV, principalmente daquelas que adquiriram Aids por meio de relações heterossexuais, deve-se à desigualdade de gênero, associada à pobreza e à subordinação dos papéis femininos em nossa sociedade. A contaminação do vírus está inserida não somente em casais heterossexuais novos, mas também no que chamamos de terceira idade ou que para muitos é a melhor-idade.

Como podemos observar esta doença não escolhe quem irá atacar, e o pior de tudo isso acaba ainda sendo o tal do preconceito e falta de informação. Agora, devemos sim, encarar como um crime aquelas pessoas que transmitem DST propositalmente a seus parceiros ou parceiras. E tal atitude deve ser levada às últimas conseqüências e encarada como um crime como outro, contra a vida. Não podemos deixar impunes pessoas que façam este tipo de coisa, prejudicando pra sempre a vida de alguém. A informação ainda é o melhor remédio.

Fonte: Lado A
Imagem daqui
[Republicando, mantendo os comentários originais]


17 comentários:

  1. Olá Du.
    Seu post é uma chamada de atenção a todos, mas principalmente aos homens que continuam irresponsaveis ao arriscar a sua vida e a das suas companheiras em aventuras com sexo não protegido.
    Sim ela errou e deve ser punida, mas eles também têm responsabilidade, pois arriscam com base no seu machismo.
    Lamentável (este triste mundo novo).
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. É uma grande falta de caráter e de amor ao próximo... Que DEUS tenha piedade desta mulher!!!
    É uma pena saber que seres humanos cometem essas atriocidades contra outros seres...
    Du, espero que vc esteja melhor e tenho enviado muitas energias boas pra vc viu...
    Bjus!!! Fique bem...
    Hj tem um post legal cpom algumas dicas para ficarmos melhor nessas situações de depressão e tristeza, fiz depois que li seu comentário e pensando em vc.
    BJUS E MUITA LUZ,AMOR e PAZ pra vc sempre...

    ResponderExcluir
  3. Anônimo09:03

    A frieza dessa mulher me assusta!!! Como uma pessoa tem o prazer de fazer isso com um outro ser humano. Talvez o pré-conceito cresça ai, pois a atitude dela é lamentável, e muitos outros (desinformados) vão descriminar pessoas portadoras de HIV por conta da atitude dela. Não tem explicação ou punição para o que ela fez, é triste e lamentável ver que existe alguém sem coração e infeliz!!!!!
    Belo post, Du!
    BEijos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:32

    Se o criminoso está solto, temos que nos proteger! No caso da aids, preservativos sempre! A falta de proteção ou é por ignorância ou falta de amor próprio! Este caso só veio à tona por causa da moça ser famosa, agora me diga, quantos casos acontecem no dia a dia, por puro egoísmo ou revolta?
    Du, parabéns pela postagem! Acho que os blogues têm o dever social de promover esclarecimentos e questionar as condutas humanas. Aqui conversamos, trocamos idéias, diferentemente das outras mídias em que a notícia é dada sem poder ser questionada. Beijus

    ResponderExcluir
  5. Parabéns minha linda.
    Deveríamos divulgar mais este tema.
    Mas que pessoa é essa, que frieza...
    Sempre dei ensinamentos aos meus filhos principalmente sexual e suas doenças.
    Em minhas orações você está sempre comigo.
    Beijos minha luz!

    ResponderExcluir
  6. Belo post..
    Pior que cansamos de ouvir que Aids não tem cara..nao tem estado civil...e não se aprende..
    pena isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Du,

    Tudo bem?
    Seu post é de extrema relevância, especialmente por ser essa questão tão séria. Me assusta a maneira em que as pessoas foram banalizando certas coisas, em questão, o sexo, a ponto de uma mulher contaminada e sem responsabilidade alguma, sair contaminando outras pessoas.
    Li a respeito alguns dias atrás e fiquei sem palavras tamanho o absurdo.
    É uma pena ver a que ponto chegamas pessoas,que se esquecem do valor da vida.
    Fique com Deus querida,um dia muito feliz para você,
    Cris

    ResponderExcluir
  8. Agora imagina quantas pessoas por aí que nem são famosas estão contaminando outros conscientemente?Ontem mesmo ouvi de gente conhecida fazendo isto.
    Agora, custa usar preservativo, custa?

    Beijão do amigão

    ResponderExcluir
  9. Anônimo14:28

    Que coisa,existe gente pra tudo mesmo!
    que absurdo isso.Tomara que aqui pelo brasil a lei vigore,espero realmente. Não é assunto que se brinque.

    abraços =*

    ResponderExcluir
  10. Oi, Du! =)

    SAUDAAAAAAAAAAAAAAAADE!!!!!!

    Então, eu vi semana passada uma reportagem sobre esse tema. É crime. E, como foi dito tb, passar outras dst´s tb é crime? Pode-se processar a pessoa que passou (se provado que sabia da doença e mesmo assim não fez uso da camisinha)! Triste; lamentável a falta de carater de alguns e algumas!

    beijããããããããããããããão

    ResponderExcluir
  11. Antes de comentar, preciso dizer que adoro essa música que está tocando no seu blog, mesmo não sendo fã do Renato Russo e a preferir com o Paolo Valesi. rs E preciso dizer que senti saudades de ler os seus posts. Mas precisei ficar no meu silênco comigo mesma...
    Pronto, vamos ao ao tema, olha eu acho que quando investimentos numa relação, seja qual for (por sexo ou por amor) devemos participar a outra sobre algumas coisas, mas com relação a AIDS ou HIV - acho que hoje em dia não dá mais para ir para a cama e ponto final. Eu e mio amore fizemos exames antes de nos relacionarmos e olha que eu ainda não tinha tido relações sexuais, mas achei mais seguro, afinal, não é só o sexo que transmite algumas doenças. Foi tudo muito sádio e tranquilo.
    A culpa é sempre do outro e nunca nossa, por isso acho que a prisão nesse caso, joga a responsabilidade apenas para ela que era soro positivo, mas a a responsabilidade dele?
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Camacho01:13

    Em razão do HIV ser transmitido também por transfusão de sangue e uso de drogas injetáveis a doutrina penal não vê a AIDS como doença venérea. O enquadramento adequado seria o artigo 131 do CP: perigo de contágio de moléstia grave. A ação penal é pública incondicionada (independe de "queixa" da vítima), mas é preciso que o sujeito ativo tenha tido a intenção de transmitir a doença. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  13. do outro lado do balcao...sou soropositiva,solteira.saio na noite,e as vzs ficava com algum parceiro,iamos pra cama,pedia pra ele usar a proteçao,e a maioria,nao usa,diz q é bobagem,q hiv pega com beijo ou sexo oral.e eu insistia,explicando q aids nao esta estampada na cara de ninguem.ainda assim,nao querem usar.teve um q se deu ao trabalho de tirar o preservativo sem eu ver.nao me sinto na obrigaçao de contar minha condiçao.ja cansei de nao ter sexo por me negar a transar sem camisinha,mesmo por proteçao minha.agora estou a dois anos com parceiro fixo,ele sabe desde o inicio,e nunca quis usar camisinha.ele faz exames periodicos,e nao pegou.me trato com retrovirais,tenho saude normal,e nao me sinto culpada, pq todo mundo sabe ,tem conciencia,que pode pegar dst,e eles nao estao nem um pouco preocupados com isso.

    ResponderExcluir
  14. Havia um monte de dúvidas sobre a cura da aids hiv, também foi posta em dúvida, mas agora eu tenho que acreditar que o milagre também recebi pode ser útil para o mundo. Meu nome é Angela e-mail da herbalista é odincurahiv@gmail.com Eu vivi com esta doença mortal por mais de um ano, o meu marido descobriu que estávamos ambos HIV positivo. Tentamos por todos os meios para viver nossas vidas, apesar de essa coisa no nosso corpo é somente quando nós tropeçavam este poderoso fitoterapeuta ele retratou a cura. No primeiro, ficamos céticos, mas meu marido insistiu em dar-lhe uma tentativa e pedir algumas de suas ervas e algumas semanas após a conclusão do processo devido a este herbalist, fui para um teste como também dissemos, nós foram esmagadas quando felicidade que eu recebi os resultados na clínica. A taxa de vírus no corpo e caiu dentro de algumas semanas, fomos completamente curado. Também perguntou por que ele não veio para mundo que ele tinha a cura e ele disse que fez em 2011, mas foi rejeitada pela equipe de pesquisa internacional. A coisa mais importante é para você ser curado, se você quer saber sobre este fitoterapeuta chamada em +2349032913215 ou e-mail: odincurahiv@outlook.com. Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  15. Gente todos incriminam só o lado de quem transmite, mas ninguém fala que a pessoa que aceitou transar sem camisinha assumiu o risco também...esta pessoa tem 50% da responsabilidade...pois poderia ter evitado se tivesse se recusado a transar sem camisinha...Então só poderia ser criminoso o ato se a pessoa infectada tivesse forçado ou obrigado a outra pessoa a ter a relação . Não podemos sair julgando assim as pessoas...existe a lei do livre arbitrio....2 não brigam se 1 não quer...! Outra coisa é que como a pessoa pode dizer que foi fulano que transmitiu ? Si ela transou sem camisinha hj, ontem pode ter transado com outro...e ai ? Quem é o verdadeiro criminoso ?....outra coisa ..Quem tranzaria com uma pessoa se ela te disse-se que tem o virus?..mesmo com camisinha...quem arriscaria?...Duvido que exista tal pessoa....o negócio é cada um cuidar da sua vida e só vc mesmo pode se cuidar..! Então esta é minha opnião...respeito todas mas detesto injustiça....ninguem sabe o que é ser descriminado, a não ser quem ja passou por isto !

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que todo mundo tem que ser previni

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde a todo !
    Meu comentário é relato seria o mesmo casa. No dia 06 de abril conheci uma moça é começamos a conversar tal conversa vai conversa vem foi onde aconteceu o primeiro beijo e focamos a noite inteira juntos onde aconteceu no primeiro dia mesmo a relação sexual pra no até ao tudo bem. Ficamos nos falando teve a segunda vez tudo normal. Depois de três semanas que a gente estávamos muito ligado a um ao outro foi que ela veio a me relatar que é soropositivo que foi por causa do primeiro marido tal. Mais isso tudo está me assustando eu sei que é difícil pra pessoa chegar e falar que é mais seria de bom caráter e falar não hoje não dá pra a pessoa ter uma escolha. E agora já faz um exame de negativo vou fazer outro agora em Junho mais estou desesperado com tudo isso. E não sei o que fazer por que eu estava separado e agora voltei pra minha ex mulher que agora é atual. Traduzindo tudo isso estou me sentindo um lixo por esta nessa situação por que posso ter acabado com outra vida que não teve nada a vê.

    ResponderExcluir