Auto suficiência x Independência: dá pra melhorar?

10:23 Dulce Miller 3 Comments



Existe uma diferença sutil mas crucial entre independência x auto suficiência.

Pessoas independentes vivem bem sozinhas. Porque são bem resolvidas, porque se encontraram consigo mesmas e não dependem de ninguém para ser feliz. E quando se relacionam, somam! Pessoas independentes confiam no próprio taco e escolhem situações a viver e pessoas para estar ao seu lado simplesmente porque são agregadoras, sem ser pejorativo!

Pessoas auto suficientes, por outro lado, se bastam. São pessoas que tem um nível elevado de consciência e locus de controle interno (auto responsabilidade), aprendem com pessoas e situações, são 100% presentes no presente! Porém embora pensem em qualidade de vida, pensem no futuro e em como seus comportamentos e escolhas vão influenciar diretamente o seu futuro, não chegam a se mobilizar para uma entrega no momento atual.

Ambos "tipos" tem muito em comum...mas o segundo se difere especialmente por não criar vínculos.
Certamente baseados em experiências passadas, as quais causaram muita dor, sem perceber deixam esses “traumas inconscientes” bloquearem a entrega para novos relacionamentos. E acabam deixando de experimentar por medo de perder o controle. Por isso ficam sozinhas, mesmo que acompanhadas.

Se você se identifica com o primeiro exemplo, continue vigilante, mas em melhoria contínua. Se se identifica com o segundo exemplo, te faço um convite: Se permita experimentar a visão de uma vida com muito mais sentido se entregando com confiança para um ou alguns relacionamentos, familiar, amizade, amoroso, ou até profissional! Não estou falando de uma entrega emotiva, aliás cuidado com esse tipo de entrega pois é momentânea e traiçoeira, mas sim de uma entrega consciente e plena, madura e sábia.

Livre dos traumas, o passado se torna fonte de recursos para construção de um futuro pleno e extraordinário. Aqui eu convido a uma reflexão...o que te impede de ser feliz? O que você não parou para pensar sobre você, sobre sua história, que, mesmo em processo de auto desenvolvimento pleno ainda te bloqueia de seguir naquilo que mais quer?
Independente do que se identificar, experimente sair dos rótulos, baixe sua guarda, deixe de lado seu orgulho e se permita experimentar....

Isso é viver! E se quebrar a cara? Aprenda com o erro e comece tudo outra vez!!!! Sempre e cada vez melhor!

3 comentários: