Diga não à Pena de Morte para Gays da Uganda!

11:07 Dulce Miller 13 Comments


O parlamento da Uganda está se preparando para passar uma nova lei brutal, que punirá gays com sentenças de prisão e até pena de morte.

Críticas internacionais levaram o presidente a pedir uma revisão da lei, mas após forte lobby por extremistas, a lei parece estar pronta para votação -- ameaçando gerar perseguição e derramamento de sangue.

Oposição à lei está crescendo, inclusive da Igreja Anglicana. O ativista de direitos gays na Uganda, Frank Mugisha, diz que "Esta lei nos colocará em grande perigo. Por favor, assine a petição e diga a outros para se juntarem a nós. Caso haja uma grande resposta global, nosso governo verá que a Uganda será isolada no cenário internacional, e não passará a lei".
 
É esperado que uma decisão seja tomada nos próximos dias, e só uma onda de pressão global será suficiente para salvar Frank e muitos outros. A petição global para impedir a lei de morte para gays já ultrapassou 340.000 assinaturas em menos de uma semana, clique abaixo para assinar e ajude na divulgação:
 
Essa petição será entregue esta semana ao Presidente Museveni e o parlamento da Uganda até o final desta semana por líderes da sociedade civil e religiosos. O governo já desautorizou uma marcha por extremistas anti-gay esta semana portanto isto mostra que a pressão internacional está funcionando!
 
A lei propões prisão perpétua para qualquer um acusado de ter uma relação com alguém do mesmo sexo, e pena de morte para quem cometer esse "crime" mais de uma vez. ONGs que trabalham para impedir maior contaminação por HIV podem ser condenadas a até 7 anos de prisão por "promover homossexualidade". Outras pessoas podem ser condenadas a até 3 anos de prisão por deixarem de avisar as autoridades da existência de atividades homossexuais dentro de 24 horas!
 
Quem apoia o projeto de lei diz defender a cultura nacional, mas uma das maiores oposições vem de dentr do próprio país. O Reverendo Canon Gideon Byamugisha é um dos muitos que nos escreveram - ele disse que essa lei:
 
"Está violando a nossa cultura, tradição e valores religiosos que não apoiam intolerância, injustiça, ódio e violência. Nós precisamos de leis para proteger as pessoas, não para perseguí-las, humilhá-las, ridicularizá-las e matá-las em massa."
 Ao rejeitar essa perigosa lei e apoiar a oposição nós podemos ajudar a criar um precedente crucial. Vamos ajudar a criar um apoio em massa aos defensores de direitos humanos na Uganda, e salvar a vida de muitos ao impedir que essa lei passe -- assine agora e avisa seus amigos e familiares:
 
 
 
SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229

13 comentários:

  1. meu deus, que absurdo isso.




    excelente matéria.

    e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:16

    Nossa!! Não dá para acreditar que na nossa nova era ainda exista mentes tão arcaicas!!

    Beijos querida Du!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada , mandara a mensagem de invitación porque restringí os lectores. Ultimamente tinha vistas nao desejadas.

    Nao posso acreditar que exista tanta inmaturidade respecto dos gays, e uma opçao como outra qualquer. Ojalá a pressao e as protestas sirvam para cambiar certos radicalismos.

    ResponderExcluir
  4. Revoltante! Inquisição dos gays agora? Tem dó! Absurdo!!

    ResponderExcluir
  5. Dú,
    Isso é um absurdo sem tamanho!!!
    Onde está a liberdade de cada um!!!
    Assinei viu???

    bjão

    ResponderExcluir
  6. Nossa que horror...
    cadê o livre arbitro das pessoas de escolher sua opção sexual!!!?
    Tô passada!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Incrível como a África continua pré-histórica.....

    ResponderExcluir
  8. nossa...incrível como há disparidades entre nações e modos de pensar e agir ...enfim...ainda é preciso muita luta (no bom sentido, claro) para um mundo mais justo!
    vamos participar!

    ResponderExcluir
  9. Olá Du,
    Fiquei passada, já assinei, e sou totalmente contra isso e muitas outras coisas que acontecem.Estou sem palavras.
    Beijos mil.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos pela colaboração, fazia tempo que não me deparava com tamanho absurdo...

    ResponderExcluir
  11. Anônimo14:09

    Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Eu vi essa notícia na televisão. Que absurdo completo! É inadmissível que nos dias de hoje ainda exista gente que pense dessa forma.
    Gostei muito do post, Duzinha.

    ResponderExcluir
  13. Q BARBARIDADE ISSO É UMA INSANIDAD NOSS SEM COMENTARIOS

    ResponderExcluir