Basta uma palavra de solidariedade para salvar toda uma vida!
O Brasil possui hoje um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo. Com 548 estabelecimentos de saúde e 1.376 equipes médicas autorizados a realizar transplantes, o Sistema Nacional de Transplantes está presente em 25 estados do país, por meio das Centrais Estaduais de Transplantes.
Para ser um doador, não é necessário fazer nenhum documento por escrito. Basta que a sua família esteja ciente da sua vontade. Assim, quando for constatada a morte encefálica do paciente, uma ou mais partes do corpo que estiverem em condições de serem aproveitadas poderão ajudar a salvar as vidas de outras pessoas. Lembre-se que alguns órgãos podem ser doados em vida. São eles: parte do fígado, um dos rins e parte da medula óssea.
- Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos e anuncia pacote de melhorias para o setor no valor de R$ 76 milhões
Eu já fiz a minha parte, já faço parte do Banco de doadores. Seja você também um doador de medula óssea!
Veja tudo sobre doação de órgãos no Site do Ministério da Saúde
Du, é importante nos lembrar que temos um papel social nessa vida, sem o qual não vale a pena. Passar em branco e ao largo desse papel é tão triste, tão vazio.
ResponderExcluirObrigada por tua dica
Ficaria feliz se um órgão meu salvasse a vida de alguém.
Beijo
Carla
Du, perdi a conta de casos em que há a doação, mas não o aproveitamento dos orgãos; Hospitais sem estrutura para acondicionamento e até mesmo transplantar! Assim é difícil, você quer doar, mas não sabe se os orgãos serão aproveitados! Doar para jogar no lixo? O Ministério da saúde deve primar por isso também!
ResponderExcluirMuito bom lembrar disso!
ResponderExcluir