Hoje quero o pensamento, não a imaginação! Topam?
O Pensador (francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas de bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. |
Eu estive pensando...
E queria tanto que todas as pessoas pensassem!
Queria o pensamento, não a imaginação, pois há aí uma grande diferença. Pensar com discernimento leva o homem à razão, ao entendimento de todas as coisas, já a imaginação pode mascarar a visão. Desde que o homem deixou de pensar, a miséria e a infelicidade humana crescem em ritmo de catástrofe alucinante e nem sei se ainda há esperanças. Tenho medo do que nos tornamos sem esperanças...
Gostaria de pedir apenas para que pensem! Esta é a atitude que mais nos aproxima da realidade e o único veículo para alcançá-la, atingí-la, dominá-la e transformá-la é o pensamento!
Se quero que pensem, quero no sentido de que se conheçam e se tornem mais felizes. Não quero que só imaginem. Se quero que instalem asas é no sentido de que voem até dentro de si próprios, pois há maravilhas a conhecer dentro de nós mesmos. O voo interno deve ser praticado, existem potencialidades a serem descobertas. Mas que não fujam, porque fugir é o que mais cansa.
Não quero que escolham a escura arquibancada da vida como espectadores temerosos, frágeis e fracos, que perdem sem nem ao menos tentar. E principalmente, não aceitem o que a mídia oferece como fato consumado e verdade absoluta. Desconfiem, suspeitem, investiguem... pensem!
Há de se enfrentar a vida pela frente, desafiá-la, entendê-la, dar-lhe as cores de nossa alma e viver. Viver é o melhor que há e o bem maior que possuímos!
Podemos transformar nossa realidade num sonho, se a soubermos entender para transformar, mas isso exige esforço. Ser feliz exige esforço!
Pensem nisso, ok?
"Todo homem que dotado de espírito filosófico há de ter o pressentimento de que, atrás da realidade em que existimos e vivemos, se esconde outra muito diferente, e que, por conseqüência, a primeira não passa de uma aparição da segunda "[Nietzsche]
A razão tem cor-ações
ResponderExcluire tão bem o coração
dela precisa aprender
Perfeito!!!
ResponderExcluirPessoalmente, as maiores tristezas que já tive vieram de ideias pré-concebidas. A gente nunca perde por se confrontar com a verdade dos fatos, muito pelo contrário, a gente se aperfeiçoa como ser humano. Fugir significa se negar a crescer, no mínimo.
Bjo, Du!
Belo texto ... simples e diz comprofundidade !!!
ResponderExcluirAbraç(o____
Só não gosto quando associam pensamento à razão pura e dicotomizam razão de emoção, pregando que para sentir é preciso se abster de razão.
ResponderExcluirAté para amar é preciso pensar, penso eu.
=)