Receita para um bom coração!
Não faltam pesquisas que falam do benefício do álcool para a saúde. E, enquanto muitos estudos sugeriram que um copo de vinho podia prevenir doenças cardíacas, uma nova análise indica que alguns desses mesmos benefícios podem ser colhidos também a partir de uma cerveja.
Os pesquisadores analisaram 16 estudos envolvendo mais de 200.000 participantes e constataram que o risco de doença cardíaca para os bebedores moderados de cerveja – que bebem cerca de 500 mililitros por dia – é 31% menor, em média. E, como no caso do consumo do vinho, o risco aumentou com o aumento da ingestão de álcool.
Segundo especialistas, o álcool em moderação pode aumentar o HDL, que é o colesterol bom, e quanto maior o HDL, mais protegidas as pessoas estão contra doenças cardíacas.
Os cientistas também disseram que pequenas quantidades de álcool parecem ter um efeito benéfico sobre as plaquetas do sangue e sobre a inflamação, entre outros efeitos na saúde.
Beber cerveja pode até ter alguns benefícios que o vinho não tem. Cerveja contém mais água, e como algumas pessoas se sentem inchadas ao beber, elas podem achar mais fácil beber moderadamente cerveja.
Há sempre a possibilidade de que fatores além das bebidas alcoólicas sejam responsáveis pelos benefícios, mas os pesquisadores tentaram controlar para estes fatores.
Uma possibilidade em estudos com o vinho, por exemplo, é que os bebedores de vinho têm mais probabilidade de estar seguindo a dieta mediterrânea, que também foi ligada a uma melhor saúde do coração. Essa dieta envolve comer legumes, grãos integrais e azeite de oliva, e relativamente pouca carne vermelha.
Tal como acontece com o vinho, pegar o hábito de beber uma cerveja por dia simplesmente para tentar ter uma saúde cardíaca melhor não é recomendado.
Segundo os pesquisadores, muitas pessoas não têm consciência do limite de “beber moderadamente”, que é um copo para mulheres, e dois para os homens por dia.
Se as pessoas forem além da moderação, poderão experimentar potencialmente efeitos negativos na saúde. Enquanto as pessoas metabolizam o álcool de maneira diferente, a regra geral é de que uma bebida por dia é um comportamento saudável; além disso, você está aumentando o risco de efeitos negativos na saúde.´
Do site Hype Science
Por Natasha Romanzoti

Olá gostei do post.
ResponderExcluirSou um fraco bebedor de cerveja especialmente no Inverno.
Prefiro um copito de vinho tinto numa de social.
Da verdade sobre os bons efeitos do vinho e até da cerveja parece não restarem dúvidas.
Eu diria em tom de campanha:"Com moderação melhore a vida de seu coração";)
Abraço
Se você não for evangélica e o Adão aí de cima não for muito seu amigo, acho que o comentário dele "destoou um pouco" do tema proposto por você, minha cara amiga-relicário, rs! De qualquer forma, a moderação deve existir em tudo na vida: desde o comer e beber saudavelmente, até o contato com a Religião... Um grande abraço "lubrificado" (um pouquinho mais de 2 copos de vinho) pra você! E... Vê se aparece nos Morcegos, tá?!
ResponderExcluir